legislativo

Pente-fino pode revisar 30% das leis existentes em Santa Maria

Maurício Araujo

Mais de 8,3 mil textos compõem a legislação municipal. O excesso de normas, muitas delas defasadas e que não se aplicam no dia a dia dos cidadãos, criam uma série de inseguranças e até desestimulam o empreendedorismo. Para revisar as leis e organizá-las, a Câmara de Vereadores criou a Frente Parlamentar da Desburocratização e Revisão Legal, proposta pelo vereador Pablo Pacheco (PP). Encaminhando-se para a conclusão desta primeira etapa dos trabalhos, o grupo liderado pelo parlamentar apurou que, ao menos, 30% da legislação municipal vai ser impactada pelo projeto.

Em quatro meses, Cartório dos Animais já recebeu mais de 180 denúncias em Santa Maria

Conforme Pacheco, 8.136 leis já foram revisadas, e o diagnóstico inicial aponta que 122 leis podem ser revogadas, já que são inócuas. Exemplos são a lei 3.289, de 1990, em que são exigidos holofotes nas proximidades de redutores de velocidade (como quebra-molas); e, algumas mais recentes, como o Projeto de Lei Complementar 8.631, de 2018, que proíbe "o manuseio, utilização, queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que possuem estampidos".

No caso da última, no entendimento do vereador, a lei não tem efeito prático, pois, durante todo o período em vigor, apenas duas pessoas foram multadas, já que a fiscalização do Executivo é quase impossível de ser feita.

Segundo o estudo preliminar, ainda é possível consolidar 2.251 textos, já que muitas leis tratam do mesmo assunto e a proposta é reuni-las em apenas uma, sem trazer prejuízos. Eventos e datas comemorativas, por exemplo, ao invés de cada uma ter uma lei específica, serão tranformadas em apenas uma, desmanchando o emaranhado normativo.

Constatou-se, também, que outras 44 leis podem ser melhoradas para que sua aplicabilidade seja garantida.

Centro de Valorização da Vida está com processo seletivo para novos voluntários

- O objetivo é facilitar o acesso, bem como modernizar a legislação municipal. Esse será um primeiro passo para transformar o arcabouço jurídico municipal e torná-lo adequado às demandas da sociedade - alega o vereador Pablo Pacheco.

EXEMPLO

A chamada Revisão Legal também ocorreu na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo) protocolou, no mês passado, um pacote de projetos para eliminar mais de 1,2 mil leis no Estado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Deputado Valdeci e AVTSM pedem apoio ao Exército para alojar familiares durante julgamento Anterior

Deputado Valdeci e AVTSM pedem apoio ao Exército para alojar familiares durante julgamento

Questões técnicas ainda travam a Renda Básica Emergencial Próximo

Questões técnicas ainda travam a Renda Básica Emergencial

Política